Meu cabelo e a transição capilar: PARTE 2

by - maio 29, 2014

Oláaa!!

Estou de volta com a segunda parte do post sobre meu cabelo. Como foi um post que repercutiu muito, decidi fazer essa segunda parte para esclarecer dúvidas sobre a transição, o que faço e até mesmo técnica e produtos que uso para domar a "juba"


Pra ser melhor para entender e não ficar chato, fiz em formato de perguntas e respostas com as questões que me são feitas com mais frequencia.

Vamos lá??

1. Jess, eu decidi começar a usar o cabelo natural. Como começo a transição?

J: A partir do momento que que você coloca na cabeça em não fazer mais nenhum tipo de processo químico no cabelo, sua transição já começa. Simples né?? Agora é só ter força de vontade!

2. Ok, estou em transição... mas, às vezes, faço uma escova e passo chapinha. Tem problema??

J: CLAROOO!! PARE AGORA!
Brincadeiras à parte, você que faz isso não está realmente numa transição. No dia em que você começa a usar o cabelo natural e preparar os seus cachos perfeitos, ele tenderá ao natural. Quando você passa escova ou chapinha (ou os dois) você desestrutura o formato natural dos cachos. Além do mais, faz mal para os fios.

3.  Estou triste, Jess! Desisti da progressiva, não faço mais chapinha/escova. Só que meu cabelo fica lindo na parte dos cachos, mas tem uma outra parte 
do cabelo que ainda está liso? Que faço??

J: Ufa!! Essa é a pior parte do processo de transição capilar.
    Falo por experiência própria. Depois que decidi entrar nessa de cabelo natural, meu cabelo tem me dado muito trabalho também. Já cortei duas vezes para sair toda a química, porém a franja eu não poderia cortar curto porque senão ia ficar parecendo uma calopsita. Hahaha
    Então vou falar o que eu faço para disfarçar o liso feioso:
   > Trança: na parte lisa faça trancinhas e quando secar desfaça todas. Vai ficar um frisado chique. Para quem está com o liso na franja, fazer trancinha como penteado também fica uma graça.
  > Fitagem: É a minha técnica favorita. Deixa até os cachos já recuperados bem mais arrumados e disciplinados. Clique aqui e veja como faz.
   > Baby-liss: Às vezes faço, na maioria é para sair e não deu tempo de fazer os outros métodos. Só não abuse por causa do calor do instrumento.


   > Coquinho: Fiz muito no início da transição quando boa parte do meu cabelo ainda estava liso. É muito útil.

4. Meu cabelo é crespo e quero entrar na transição. Corto meu cabelo aos poucos ou corto tudo??

J: Isso é bem pessoal. Se você não tem coragem de ficar bem carequinha, não faça! Vai cortando aos poucos e e cuidando dos cachinhos com os métodos de texturização (ditos anteriormente). Agora, se você não tem paciência e prefere que eles nasçam novinhos em folha, faça o big chop que é o corte batidinho.
Olha como fica um corte divo!

Amber Rose, conhecida como "A Ex de Kanye West"

5. Jessica e o cronograma?? Serve para quê?? Devo fazer isso? Tenho muita preguiça!!

J: Preguiça é uma palavra que não deve existir no dicionário das cacheadas e sim você DEVE fazer. Sério! O cronograma, como eu disse no primeiro post (clique aqui para você que não leu!), deve ser seguido com rigor, pois os passos - hidratação, nutrição e reconstrução - é que vão dar a força que seu cabelo precisa para ficar lindo. Força meninas!
Faça uma tabela e coloca na geladeira, no guardarroupa, agenda ou marca um alarme no celular para você não esquecer.

6. Quais produtos você usa??


J: Atualmente uso o Aussie uma vez por semana para hidratar no banho mesmo. Creme perfeição e hidrata em 3 minutos, gatanss. Se você conhece alguém que vai para a gringa, peça para que traga várias dessa belezura em forma de creme. Outro que uso para hidratar é o Creme de hidratação Seda para cabelos cacheados, é cheiroso demais e cumpre o que diz.
Para lavar o cabelo e condicionar uso a linha de cabelos cacheados da SKAFE que é muito bom. O condicionador é ótimo para usar como leave-in.
E o Natuhair, também da Skafe, uso também como leave-in. Ele é uma maravilha para fazer fitagem e não aconselho usar todos os dias porque deixa o cabelo com a aparência de sujo e oleoso. Depois que fui ao EBSA, ganhei a nova linha ReVitay da Embelleze e em outro post falo deles.

7. Ouvi dizer que as cacheadas não devem lavar o cabelo. É verdade?

J: De certa forma, sim! Os cabelos cacheados tendem a ser mais secos nos fios e mais oleosos na raiz. Isso que faz com que sempre achamos que os cabelos estão quebrados e ressecam à toa. Métodos dizem que o bom seria não lavar (no poo - sem shampoo) ou então lavar com um creme condicionador (método co-wash). 
Eu nunca lavei o cabelo todos os dias, sempre dia sim, dia não... mas hoje sou adepta do co-wash e uso o shampoo umas duas vezes por semana. Ah, meu cabelo não fede hein!
Se você tem o cabelo oleoso, adeque da melhor forma para você.
Na foto, eu já estava no meu 3 dia de day after.

8. Quais dicas infalíveis você poderia dar para as cacheadas??

J: Ihhh tenho muitas.
 > Pentear o cabelo com os dedos ou pentes com dentes largos, de preferência de madeira.
> Molhar e pentear os cabelos todos os dias?? Não precisa!! Se você seguir o cronograma e tratar os cachos bem, eles vão ficar perfeitos e você poderá dormir e no outro dia mostrar os cachos lindos que você tem. Sem contar que é menos creme que você gasta, né?
 > Dormir: Durma sempre com um rabo de cavalo bem no alto da cabeça. Meu noivo chama de "penteado abacaxi". HAHA Assim você não amassa o cabelo e tem um day after maravilhoso.
 > Dormir 2: Fronhas de poliéster ou algodão acabam com os cachos e dão frizz ao cabelo. Use fronha de cetim ou seda. Procure aquela camisola velha da vovó, da sua mãe ou até sua mesmo e faça uma fronha nova. Eu fiz isso e dá certo!
 > Tem muitos cremes e leave-ins para comprar e fazer o cronograma?? Tá sem grana?? Compre apenas o creme de hidratação e reconstrução e um azeite de oliva extra virgem. O azeite é um poderoso nutriente, adicione ao seu creme de hidratação no dia da nutrição capilar. Já fiz também e fica MARAVILHOSO!
> Como secar: Nada de toalha de banho porque aumenta o frizz dos cachos. A dica de ouro é separar aquela blusa de algodão velha e amassar os cachos e deixá-los secar naturalmente. Outra boa dica é secar com difusor. Se você não tiver difusor, pegue um secador e uma meia calça velha e coloque na boca do secador. Pronto, um difusor DIY!
> Melhor hidratação caseira para cachos: Maizena. É só colocar duas colheres de maizena com um copo d'água. Adicione o seu creme do cronograma e umas gotinhas do óleo de sua preferência. Mexa até formar um mingau e deixe esfriar. Passe mecha por mecha nos fios e deixe na touca térmica por 30 minutos. Pronto.... já fiz também e AMO! A receita se altera dependendo do tamanho do cabelo.


É isso. 
Esperam que vocês tenham gostado e não desistam dos seus cachinhooos!
Beijos Cacheados <3
Jess

Você também pode gostar:

0 comentários